Ads 468x60px

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

As capitais geladas do país

Porto Alegre e Curitiba são as duas capitais mais frias do país, podemos até afirmar que são as únicas a apresentar realmente um inverno bem definido, com geada e até neve, sendo que em Porto Alegre já foram registrados nos últimos 20 anos quatro ocorrências deste fenômeno (1984, 1994, 2000, 2006).


Porém temos que destacar que há diferenças climáticas entre as duas cidades, Porto Alegre é a capital mais ao sul, por isso mais suscetível as massas de ar de polar, enquanto Curitiba situa-se a cerca de 850m de altitude, isto confere alguns peculiaridades climáticas.

O inverno de Porto Alegre é mais frio, principalmente nas últimas décadas, onde tem se observado uma intensificação desta estação fria, por algum motivo (talvez urbanização ou circulação atmosférica) Curitiba tem "sofrido" com o aumeto da temperatura média a cada ano. Em relação ao verão, a maior insolação de Porto Alegre e menor altitude justifica a temperatura mais elevada, em média 30ºC, enquanto Curitiba tem atenuado a temperatura, média de 27ºC, pela altitude e pelo aumento das chuvas a sua temperatura de máxima no verão.

Em resumo, as temperaturas de Porto Alegre são mais contrastantes (justificada pela maior amplitude térmica anual entre as capitais), com verões quentes e invernos gelados, e Curitiba tem verões mais amenos e invernos frios.

Climatologia de Porto Alegre

Porto Alegre é marcada por um clima subtropical (Cfa) com predomínio de massa de ar polar do anticiclone do atlântico sul. Também sofre grande influência da massa de ar tropical marítima do atlântico sul, e por raras vezes há o avanço de massas de ar polar do pacífico. Outro fator marcante do clima de Porto Alegre é a incursão do "ar amazônico", que vem via Chaco até o Rio Grande do Sul, trazendo calor e muita umidade.


As chuvas são regulares o ano todo, não havendo uma estação seca definida, porém podem ocorrer estiagens no período do verão e outono. As chuvas são mais frequentes no inverno e na primeira, devido a frequência de frentes frias, que atuam com mais intensidade.


Porto Alegre é umas das capitais mais frias do país, apresenta um clima com estações bem definidas se compararmos com o restante do território, isto é, o verão é quente, o outono e primavera são amenos e o inverno é frio e gelado.

No verão as temperaturas oscilam entre 19ºC a 30ºC, e no inverno a média fica entre 8ºC a 19ºC. No verão é comum a ocorrência das "chuvas de verão", onde há uma grande precipitação após o fim da tarde porém com pouco duração. Já no inverno ocorre a formação de geada, com uma média de 3 a 5 geadas por ano, porém a grande urbanização limita a ocorrência as áreas de subúrbio e áreas verdes da capital.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Manhã gelada em Porto Alegre, inverno de 2011


Novamente ocorreu geada em Porto Alegre, nesta quarta-feira (06/07/2011). Temperatura registrada automaticamente foi de 1,9ºC no início da manhã, no bairro Humaitá, na zona norte da capital gaúcha.


Inverno 2011 em Porto Alegre




As temperaturas chegaram na casa do 0º grau no início do mês de julho em Porto Alegre. O que dificultou as atividades ao ar livre. Pela manhã cedo as temperaturas estavam marcando zero grau, e no meio da manhã ainda se podia ver termômetros marcando 3º graus, mesmo em bairros mais urbanizados. Após o cair do sol as temperaturas caíram rapidamente, aceintuando ainda mais a sensação de frio.



Frio de 2011, mais geada

O ano de 2011 será marcado pela forte atuação das massas polares no SUL do país, principalmente no Rio Grande do Sul. Porto Alegre foi atingida por diversas ondas geladas, culminando na formação de geadas e temperaturas abaixo de zero e temperaturas que mal alcançalvam 10ºC de máxima. O resultado são belíssimas imagens do gelo em Porto Alegre, na foto é possível ver uma forte geada no bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre.

Vídeo de Geada em Porto Alegre

Porto Alegre teve temperatura de -1ºC e geada

A estação do aeroporto Salgado Filho chegou a registrar -1ºC. A base da Metroclima, serviço contratado pela prefeitura, na Lomba do Pinheiro, indicou -0,5ºC.
Data: 25/07/2009

Porto Alegre: Capital mais fria do Brasil



Deste de 2009 o mês mais frio do ano (Julho) é mais frio em Porto Alegre do que em Curitiba ou qualquer outra capital. Tanto na media das minimas como nas máximas Porto Alegre apresentou temperatura menores que a capital paranaense. sendo que a media das máximas deste de Junho que Porto Alegre fecha com temperatura menor que Curitiba.