Ads 468x60px

quinta-feira, 29 de março de 2012

Tempo gelado em pleno março



Temperatura chegou aos 6ºC em Porto Alegre nesta manhã de quinta-feira (29/03/2012). Depois de ter registrado 9ºC de mínima ontem, Porto Alegre registrou ainda mais frio no dia hoje com 6ºC na zona norte, divisa com Canoas. As pessoas precisaram sair com bastante roupa para enfrentar as baixas temperaturas neste começo de outono no Rio Grande do Sul. Que mal começou e já vem trazendo temperaturas bastantes baixas para essa época do ano.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Frio em Porto Alegre, outono começa com força

Porto Alegre registou hoje (28/03/2012) uma manhã bastante fria com 9ºC e com sensação térmica de 4ºC. Ainda na metade da manhã as temperaturas se mantiveram bastantes baixas com 12ºC. A previsão é de mais frio nos próximos dias na capital gaúcha, podendo se registrar 5ºC.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Cartografia das Áreas Protegidas


Trabalho que mapeou as áreas protegidas em todo o globo.
Link

Uma viagem climática

Quando se viagem muito o que não se pode esquecer é um bom casaco e sua toalha, como no Guia do Mochileiro das Galáxias - "pois a Galáxia é durona" -, pois no Brasil os climas são extremos. Quando viajamos para a Região Norte basta apenas um bermuda e uma camiseta e um chinelo havaianas, pronto! Foi o que eu fiz, indo de "mala e cuia" para o Tocantins levando apenas roupas leves, porém nas férias voltei para Porto Alegre, bem a toalha eu tinha, faltava o casaco, que praticamente é um acessório de luxo no Tocantins.


Era julho, no Tocantins, isso significa a época mais quente do ano, o chamando "verão" por lá, é quando as temperaturas variam dos 19ºc aos 40ºC com uma umidade de 15%, todos os dias deste período!!! Ao sair do aeroporto a temperatura era de 36ºC, até que não estava tão quente para os padrões de lá, até tinha um leve vento quente, como um fogão aberto na nossa cara. Mas antes partir consegui a muito custo achar um casaco, tipo canguru, numa loja. Então partir com meus 36ºC, meu casaco no braço e de calça de tactel.

Deserto quente do Tocantins

Bem, ao começar passar sobre o Paraná começaram as Correntes de Jatos de Oestes, que praticamente empuram o avião de lado, provocando muita turbulência, pois é a partir destes ventos que se dividem o mundo quente do frio, a massa de ar quente e a massa de ar fria. Então que o avião faz uma escala em Curitiba, a temperatura é de 14º, no final da tarde com alguma chuva e nuvens, mais nuvens do que chuva vale ressaltar.

Cidade nublada de Curitiba

Já é uma boa mudança na temperatura sair dos 35ºC para os 14ºC, mas ainda eu estava por ver mais no caminho para o Rio Grande do Sul. Na altura de Santa Catarina a temperatura dentro do avião se torna mais fria, eu pensei que esse seria um prenúncio de uma massa ar polar estacionada entre SC e o RS, ou que o comandante esqueceu de ligar o ar quente....hehehe

Chegando no território gaúcho o comandante avisa as condições do tempo em Porto Alegre, que estava 5ºC, eu pensei como este casaco vai aguentar este frio? Desembarcando em Porto Alegre a sensação era de terem aberto o freezer da geladeira e ainda colocarm um ventilador pra soprar o frio na nossa cara. A temperatura já tinha baixado ainda mais até o pouso da aeronave, já fazia em Porto Alegre uma temperatura de 4ºC, já era noite.
Porto Alegre congelada

Fazia muito frio em Porto Alegre com uma temperatura de 4ºC e com um ventinho gelado, a sensação era certamente negativa. Mas a minha sorte é que fui recepcionado com uma "casacão bem grosso", pois não estava mais acostumando com estas temperaturas baixas. Bem no outro dia tinha geada em Porto Alegre, bem constrastante com as condições climáticas do Tocantins.

Nem preciso dizer que a reposta do meu corpo a estas mudanças foi ficar gripado e de cama durante uma semana toda.

A Cidade de Porto Alegre


Porto Alegre é a capital mais meridional do território nacional, por causa de sua posição geográfica apresenta um certo isolamento cultural do restante do país. Podemos considerá-la como uma metrópole provinciana, pois ela carrega consigo, ainda, muito da cultural sulista (interior do RS e de SC). Em 2014 será uma das cidades a receber a Copa do Mundo de Futebol (FIFA) a ser realizada na Arena e no Beira-Rio.

É uma cidade muito agradável, tanto pelo clima, quanto pelo povo que gosta muito de cultura (arte, teatro, museus, cinema, shows de rock). A população, em geral, apresenta uma alta instrução educacional e são cultuados o valor do trabalho, devido a origem dos imigrantes italianos e alemães, por isso o gaúcho está sempre estudando e trabalhando. Devido ao seu clima mais frio, em boa parte do ano, podemos sair para tomar um xícara de chocolate quente ou um bom vinho da região.

É uma capital voltada para o "Prata", aos seus hermanos, por isso aqui não existe a rivalidade boba contra os argentinos que há no restante no país, que de certa forma fora imposta pelas elites do centro do país. O gaúcho tem uma grande facilidade sobre a lingua espanhola, por essa, muitas vezes, estar intríseca ao seu falar cotidiano, como, por exemplo, a palavra "cerro". O gaúcho não pensa em ser diferente do brasileiro, só pensa em ser aceito pelas diferenças enquanto gaúcho. Pois os gaúchos não se vêem representos na cultural brasileira, somente aparecendo, as vezes, como um estereótipo.

Google Mapas Climático



O google maps agora conta com a opção de visualização do clima (tempo), muito parecido com o Wunderground. Além das temperaturas pode-se verificar a condição do tempo e a cobertura de nuvens. Para isso, basta apenas marcar a opção Clima no google maps.

sábado, 17 de março de 2012

Climograma e Sensação Térmica em Porto Alegre

A temperatura média de Porto Alegre é de 19ºC (18,8ºC) sendo janeiro o mês mais quente com 24,5ºC e o mês mais frio é julho com 13,2ºC de média. A amplitude térmica é de 11ºC que pode ser observado pela cavidade da linha do climograma. Diferentemente do resto do território nacional há uma grande diferença entre o verão e o inverno. A média das temperaturas máximas nos meses de verão fica entre 30º a 31ºC, já no inverno a média das temperaturas míninas ficam entre 7º a 8ºC.

Neste quadro está expressa a sensação térmica média nos meses do ano. Bastante útil para os turistas e viajantes. Sem dúvida, a menor em escala é sensação de "Ameno", pois em Porto Alegre passamos do calor para o frio em menos de 24 horas, ou seja, ou temos calor ou frio.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Princípios de Outono: calor, chuva e frio


Depois de um verão de muito calor no Sul, com temperaturas acima da média e muita seca os primeiros ensaios do outono começaram a aparecer. Porto Alegre registou 12ºC de mínima trazendo a sensação de friozinho de volta. Mas antes do frio houve muita chuva devido ao contato da frente fria com a massa de ar quente que dominava a região. As precipitações ficaram entre 60mm a 90mm no dia de ontem (15/03/12).

segunda-feira, 12 de março de 2012

Como se vestir no inverno em Porto Alegre


Típica roupa utilizada em Porto Alegre nos dias de inverno. Não adianta com uma sensação térmica abaixo de zero, que pode chegar muitas vezes até -7ºC, o melhor é ficar em casa perto do fogão a lenha e debaixo da coberta tomando um chocolate quente.

Neve em Porto Alegre e RMPA em 2006

Fonte: by Metsul