Porto Alegre e Curitiba são as duas capitais mais frias do país, podemos até afirmar que são as únicas a apresentar realmente um inverno bem definido, com geada e até neve, sendo que em Porto Alegre já foram registrados nos últimos 20 anos quatro ocorrências deste fenômeno (1984, 1994, 2000, 2006).
Porém temos que destacar que há diferenças climáticas entre as duas cidades, Porto Alegre é a capital mais ao sul, por isso mais suscetível as massas de ar de polar, enquanto Curitiba situa-se a cerca de 850m de altitude, isto confere alguns peculiaridades climáticas.
O inverno de Porto Alegre é mais frio, principalmente nas últimas décadas, onde tem se observado uma intensificação desta estação fria, por algum motivo (talvez urbanização ou circulação atmosférica) Curitiba tem "sofrido" com o aumeto da temperatura média a cada ano. Em relação ao verão, a maior insolação de Porto Alegre e menor altitude justifica a temperatura mais elevada, em média 30ºC, enquanto Curitiba tem atenuado a temperatura, média de 27ºC, pela altitude e pelo aumento das chuvas a sua temperatura de máxima no verão.
Em resumo, as temperaturas de Porto Alegre são mais contrastantes (justificada pela maior amplitude térmica anual entre as capitais), com verões quentes e invernos gelados, e Curitiba tem verões mais amenos e invernos frios.