Pages

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Técnica de irrigação subterrânea israelense será implantada em lavoura gaúcha


Gastar 40% menos de água e 30% menos energia, além de ampliar a produtividade na irrigação de lavouras é a promessa de um sistema de irrigação desenvolvido em Israel. A novidade começa a ser utilizada em solo gaúcho.

O método consiste em uma rede de mangueiras enterrada no solo. A cada 50 centímetros, gotejadores liberam a água já com doses de adubo. A durabilidade da rede é de 15 anos.

— É economia de recursos hídricos e de adubo. A irrigação é diretamente na raiz da planta, aumentando a absorção — explica Rodrigo Schmitt, um dos proprietários da Analys Agricultura de Precisão, importadora da tecnologia desenvolvida pela Netafim para uma região de Israel onde a chuva anual dificilmente passa dos 300 milímetros.

Engenhosidade israelense

O Deserto de Negev, em Israel, foi o berço de dezenas de empresas como a Netafim, muitas das quais nascidas em kibutz — espécie de comuna agrícola. Para cultivar alimentos em uma das regiões mais áridas do mundo, os israelenses desenvolveram tecnologia própria, que virou produto de exportação.

Nas ruas das maiores cidades, como Tel Aviv, onde fica a sede da empresa, a vegetação é irrigada por sistema subterrâneo.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Para o Inmet, quase não choveu em Caxias

Caxias alagada: Inmet não viu

O dilúvio de proporções bíblicas que se abateu ontem à tarde sobre Caxias do Sul passou praticamente despercebido pela estação do Inmet na cidade.

O site da instituto registrou ralos 12,7 mm de precipitação entre as 10h de ontem e as 10h de hoje. A estação da Central RBS de Meteorologia mediu 75 mm, seis vezes mais.

A estação local do Inmet não é automática. Uma pessoa é encarregada de verificar manualmente os dados, três vezes por dia.

Mesmo assim, parece incompreensível que uma das maiores tempestades da história recente de Caxias do Sul, que deixou a cidade virada pelo avesso, não tenha sido registrada.

by Zero Hora

Decadência da Meteorologia no Brasil

Falar em meteorologia ou climatologia no Brasil é como dizer que há samba na Islândia, não dá mesmo. Praticamente não existe. Estes dias lendo um livro sobre climatologia observei o que tinha percebido há anos; que as estações não tem finalidades de análises climatológicas, e só apenas de prognóstico. Isto mesmo as estações meteorológicas no Brasil tem a única função de servirem de apoio as cartas sinóticas. Muitos tentam usar o Metar (aeroportos) como base climatológica, mas estes pelo sua própria natureza tem a finalidade apenas de servir de apoio aos pilotos e controladores ( e estão corretos nisso!).

Por isso tentar afirmar algo em climatologia no Brasil é confiar em dados fálicos, apagados, errôneos etc. Nenhum climatologista sério iria aceitar um artigo sobre climatologia vindo Brasil. Por exemplo, quando do Furacão Catarina não foram os meteorologias ou climatologistas brasileiros que "descobriram", e sim o NOAA, orgão do governo dos EUA, localizado a mais de 10 mil quilômetros do evento. E ainda existem muitos aqui no Brasil que não consideram um furacão. Que coisa?!


Mas voltando a falar do Inmet no RS, além da falta de realidade das estações, está ocorrendo o fechamento de muitas estações meteorológicas, atualmente já são 11 quebradas das 40 disponíveis. Num período tão seco seria tão importante haver medições. No Brasil deveria haver uma privatização, já que os dados que deveriam ser públicos pelo Inmet já são comercializados por um orgão público, muito estranho isso!?

Leia mais sobre o sucateamento do Inmet do jornal Zero Hora.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Ilha de calor em Porto Alegre


Alguns ensaios sobre a ilha de calor em Porto Alegre, e algumas prévias conclusões: sem dúvida num dia muito quente em Porto Alegre não se aconselha a zona norte, principalmente perto da Av. Sertório e Av. Assis Brasil e nem os bairros industrias da zona norte.

Mapa das temperaturas no inverno

Em Porto Alegre as temperaturas chegaram a 0ºC (06/07/11) na zona norte da capital, que nem é a área mais fria da capital, como podemos ver na imagem de satélite abaixo, no qual é possível se obter a temperatura da superfície terrestre (MeteoSat). Nesta imagem é possível observar ainda o efeito de "aquecimento" do lago Guaíba sobre a cidade de Porto Alegre.


Embora sejam de datas distintas as duas imagens (apenas para ilustração da distribuição do frio em POA), já é sabido que a área mais fria de Porto Alegre é a porção sudeste (representada pelos bairros da zona sul e leste). E que infelizmente não contam com nenhuma estação meteorológica em área descampada.

Massas de ar que atuam no Sul


As principais massas de ar que atuam no Sul são a Massa Tropical Continental (mTc), a Massa Tropical Atlântica (mPa) e a Massa Polar Atlântica.

A mTc é muito quente e seca; a mTa é quente e úmida; a mPa é fria e úmida. Por vezes no Rio Grande do Sul podemos ter a entrada da Massa Polar Pacífica (mPp) que tem característica ser mais seca que a mPa.


Durante a maior parte do ano predomina a atuação da mTa em Porto Alegre, depois temos a forte atuação da mPa, responsável pelos dias frios em Porto Alegre. E por último a mTc que é responsável pelos dias muitos quentes no Rio Grande do Sul.

Como visto, o Rio Grande do Sul situa-se numa faixa de transição entre o mundo tropical e o temperado, é como se houvesse uma dança entre as massas de ar frias e quentes, por isso temos frio no verão e calor no inverno, ficamos numa faixa de transição.

Meio Ambiente: o mundo é redondo

Diga não ao desmatamento, pois a qualquer hora seremos apenas uma mundo desértico.

Tempestade em Porto Alegre


Fotos: by Metsul

Após uma tarde muito quente, de 37.5ºC, a chuva chegou acompanhada de muitas descargas elétricas em Porto Alegre.

Geada e frio em Porto Alegre



Geada e frio em Porto Alegre nos bairros Lami, Ipanema e no entorno do Sarandi (Canoas).

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cidade de Porto Alegre

TERRA DA QUALIDADE DE VIDA

O Organização das Nações Unidas (ONU) declarou Porto Alegre, por três vezes, a metrópole número 1 em qualidade de vida no Brasil. E esse é apenas um dos 80 títulos positivos ostentados pela capital do Rio Grande do Sul. Porto Alegre é uma cidade moderna, cosmopolita, com intensa vida cultural e atrações turísticas que se estendem a partir do lago Guaíba, que banha a cidade.

A cidade acumula prêmios de reconhecimento por seus índices de desenvolvimento social. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou a cidade, em 2009, como a dona do menor índice de desemprego entre as capitais brasileiras e a Pricewaterhouse Coopers a mantém na lista das cem cidades mais ricas do mundo.

Formada por açorianos, Porto Alegre recebeu forte imigração de italianos, alemães, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, o que faz dela um centro de diversidade e riqueza cultural. A cidade recebeu do Ministério da Educação, em 2007, o título Cidade Livre do Analfabetismo, concedido aos municípios que alcançam 96% de alfabetização. É uma das três cidades do país com o reconhecimento.

Previsão do Tempo: muito sol e calor no Sul



A previsão neste carnaval é de que as temperaturas alcancem os 40ºC no Sul. O ar quente e seco vindo do Chaco Paraguaio (ventos de norte e noroeste) estão provocando o aumento gradual das temperaturas na região.

No momento faz entre 33ºC a 34ºC em Porto Alegre; em Curitiba marca 33ºC e em Florianópolis faz 32ºC . A tendência é de que uma frente fria de fraca intensidade comprima ainda mais essa massa de ar quente provocando o aumento das temperaturas nas áreas mais baixas. Em Santa Maria já registra 39ºC.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Proposta de Classificação Climática do Brasil


Classificação Climática

Equatorial: predomínio de baixas pressões com doldrums, temperatura na faixa térmica dos 25ºC e umidade elevada (<80% em média). Divide-se em Equatorial (típico): chuvas inferiores a 2.500 mm anuais, podendo haver secas ocasionais; e Equatorial (úmido): com chuvas superiores a 2.500 mm, sem secas eventuais. Ex: Manaus, Belém e Salvador.

Tropical: com duas estações definidas, uma seca e outra chuvosa, e temperatura sempre superior a 18ºC de média mensal (sem uma estação fria definida). Grande amplitude de umidade anual. Ex: Cuiabá, Palmas e Rio de Janeiro.

Tropical de altitude: mesmas características do Tropical, porém devido a altitude mais elevada apresenta médias do mês mais frio inferior a 18ºC (apresenta uma estação fria). Temperaturas são inferios as regiões vizinhas, entre 13ºc de mínina do inverno e máximas do verão de 30ºc, mas o comportamento atmosférico é de clima tropical, por isso não é considerado do tipo Subtropical. Ex: São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

Semi-Árido: média térmica de 27ºC, chuvas anuais inferiores a 600 mm, com baixa umidade do ar. Temperaturas com máximas muito elevadas (>36ºC). Apresenta grande amplitude térmica diária. Ex: Juazeiro.

Tropical de montanha (montanhoso): embora seja do tipo Tropical, as altas altitudes modificam o mesoclima, a circulação do ar e dos ventos é maior. As temperaturas estão relacionadas com a altitude. Normalmente aparecem em altitude superiores a 1.600 metros no Sudeste, e 2.200 no Norte. A amplitude diária é alta com noites frias, podendo ocorrer geadas devido ao resfriamento noturno. Ex: Campos do Jordão.

Subtropical: clima influenciado pela massa de ar polar no inverno. A temperatura do mês mais frio fica entre 15ºC a 18ºC, devido a massa de ar frio pode ocorrer geadas ocasionais. Amplitude anual entre 8ºC a 10ºC. As chuvas são moderadas o ano todo. Ex: Florianópolis e Campo Grande.

Temperado quente: clima com predominância da massa de ar frio, num período superior a 4 meses, há a formação de geadas no inverno. A temperatura do mês mais frio fica entre 10ºC a 15ºC. As chuvas ocorem de forma regular durante o ano todo. Pode haver quedas de neves esporádicas. Começa a apresentar quatro estações ainda não tão bem definidas. Ex: Porto Alegre, Curitiba e Chapecó.

Temperado "de altitude" ("ameno"/"planalto"/"oceânico"): mesmas caracacterísticas do temperado, porém as temperaturas são mais baixas. A temperatura do mês mais frio é inferior a 10ºC, com geadas atigindo 30 dias ou mais no ano, com queda de neve pelo menos uma vez no inverno. As temperaturas quase nunca chegam na casa dos 30 ºC, as mínimas do inverno sempre atingem temperaturas negativas. Ex: Cambará, São Joaquim e São José do Ausentes.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Climatologia de Porto Alegre

Porto Alegre é a capital mais meridional do país, localizada nas coordendas geográficas: 30° 01'42"S e 51°13'42"W. O ponto mais extremo sul é de 30°16'09"S, no bairro Lami, na zona rural de Porto Alegre. Ainda sua sede situa-se a uma altitude de 25 metros. Porém sua altitude máxima chega aos 311 metros no Morro Santana.


Por ser a capital mais meridional, e por isso mais próxima da Antártica, está sujeita aos avanços constantes de massas de ar polares. Observe na imagem que Porto Alegre é a primeira e mais afetada capital pela intensa massa de ar fria, estimando-se em 6ºC a temperatura da isoterma.

Por estas características geográficas Porto Alegre é a capital que apresenta a maior amplitude entre o verão e o inverno (cerca de 11ºC de amplitude térmica anual). Por ser a capital mais austral as horas de sol tem uma grande amplitude, no verão, por exemplo, os dias chegam a durar 14 horas e as noites apenas 10 horas. É neste período de verão que as noites chegam somente após as 20h30 (horário verão).

No inverno ocorre o contrário o dia dura apenas 10 horas e as noites se tornam muito longas com cerca de 14 horas de escuridão. Neste período as 17h30 já anoiteceu. Esta menor insolação resulta numa perda de calor que proporciona noites muitos geladas em Porto Alegre.

clique para ampliar


Mapa com as temperaturas mínimas no Rio Grande do Sul

Síntese do Dados Climáticos: Porto Alegre
Clima: Subtropical úmido (Cfa)
Temperatura média: 18,8ºC
Temperatura do mês mais quente: 24,5ºC
Temperatura do mês mais frio: 13,2ºC
Média janeiro: 19º a 30ºC
Média julho: 8º a 18ºC
Média de geadas: de 3 a 5 geadas
Temperaturas absolutas: -4ºC* a 39ºC. (*antiga estação no centro, porém se estima em -6ºC nas áreas mais verdes e de vale).
Precipitação anual: 1343 mm
Umidade anual: 76%

Temperaturas: gráfico com as temperaturas médias de Porto Alegre - normal climatológica - Aeroporto de Porto Alegre.

Estações do ano: percebe-se o quanto as temperaturas variam durante as quatro estações do ano em Porto Alegre. Em relação ao clima do Brasil, pode-se afirmar que há quatro estações definidas, embora o mais correto é classificar como subtropical, numa transição para o temperado.
Verão

Outono

Inverno

Primavera

Precipitação: gráfico com o comportamento médios das chuvas em Porto Alegre. O inverno e a primaveira são os períodos mais chuvosos na capital. O mês de setembro é considerado o mais chuvoso, por isso o menos indicado para se visitar Porto Alegre.
Umidade: gráfico com a umidade média em Porto Alegre, a umidade aumenta nos meses mais frios, devido a entrada de frequentes frentes frias neste período.
Ventos: gráfico que mostra o comportamento do vento em Porto Alegre: a maior parte do ano Porto Alegre apresenta ventos constantes. Porém nos períodos mais quentes do ano quando o vento sopra do quadrante Norte há uma calmaria, provocando uma sensação de abafamento. Já quando da entrada de uma massa de ar polar o vento se torna extremamente forte agravando a sensação térmica de frio, este vento é conhecido como Minuano (quadrante oeste/sudoeste) pelos gaúchos.

Direção média dos ventos
O predomínio dos ventos de leste e sudeste (120º de angulação) se deve ao anti-ciclone de alta pressão nas regiões subtropicais sobre o Atlântico Sul.


Velocidade média dos ventos


Velocidade máxima dos ventos




Um pouco mais de geada em Porto Alegre




Algumas fotos de geada em Porto Alegre, praticamente todo o inverno há formação de geada na capital dos gaúchos.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Imagens: Porto Alegre abaixo de zero










Gramados, tocos de lenha, cercas, telhados, automóveis e até medidor de luz instalado a um metro e meio de altura cobertos de gelo. Este era o cenário encontrado ontem numa baixada do bairro Lomba do Pinheiro, zona Leste de Porto Alegre, às sete da manhã. O frio intenso deu à região cenas de paisagem congelada dentro da área urbana da Capital que até agora eram vistas apenas na Serra e interior gaúcho.
by Metsul

Porto Alegre fica coberta de gelo

Porto Alegre registrou, nesta quarta-feira, o dia mais frio do ano. A mínima ocorreu no aeroporto Salgado Filho, onde os termômetros indicaram 0,3ºC. A maior parte da cidade teve marcas entre 1ºC e 3ºC. No bairro Lomba do Pinheiro, a rede do Sistema Metroclima da prefeitura indicou 1ºC e no Jardim Botânico, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anotou 1,9ºC.

Leia mais: Correio do Povo