Em Curitiba por causa do forte calor as pessoas usaram guarda-chuvas para se proteger do Sol
Pages
▼
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Muito calor em Curitiba, São Paulo e BH
sábado, 20 de outubro de 2012
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Cartografia Temática: Definição, Exemplos, Mapas, Anamorfose
A Cartografia Temática é
usada na elaboração de mapas temáticos e cartogramas. São convenções,
símbolos e cores usadas para que haja uma melhor compreensão do tema
exposto e seu espaço geográfico.
Além de indica o fenômeno e onde ele ocorre a cartografia temática também pode através de símbolos
indicar a qualidade, a quantidade e a dinâmica desses fenômeno. Para
isso geralmente são usadas linhas, áreas, cores e pontos dependendo do
assunto tratado. Confira alguns dos principais elementos usados:
Para representar
fenômenos que têm localização isolada devem ser usados pontos. Quando a
representação é qualitativa, ou seja, apresenta tipos diferentes de uma
determinada informação, usamos pontos de cores e formas diferentes.
Quando são ordenados, representam valores, usamos pontos de tamanhos
diferentes. Confira no mapa abaixo um bom exemplo de representação pontual:
Para demonstrar fenômenos
que tem uma tragetória usamos as linhas. Quando a representação é
qualitativa, as linhas devem ser diferenciadas. Para quantidades
diferentes o ideal são espessuras diferentes. Confira o exemplo de representação linear:
Há ainda um outro modo de representar fenômenos na Cartografia temática conhecido como Anamorfose Geográfica.
Nele as forma e áreas geográficas são alteradas e apresentadas de
acordo com a sua importância no assunto tratado. Confira um exemplo de
mapa da população mundial onde foi usada a técnica da anamorfose
geográfica:
Fonte: essaseoutras
Zona Rural de Porto Alegre
Porto Alegre é a segunda capital em área rural, possui cerca de 30% de seu território como área rural. O portal Caminhos Rurais mostra com mais detalhe os percursos, o ecoturismo, o turismo rural, a produção cultural e a paisagem rural de Porto Alegre. A zona rural de Porto Alegre se destaca pela produção pêssego, ameixa e uva. Além disso, mantem uma boa qualidade de vida, mantendo o agricultor no campo.
Porém, a especulação imobiliária ameaça esse ambiente, como sempre a ganância corrompe o homem, por conta disso a prefeitura está visando limitar construções as na zona rural da capital. Por isso, apoie esta idéia, visite as propriedades dos pequenos agricultores da zona rural de Porto Alegre.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
A questão das cotas: as mentiras e as inverdades das cotas "raciais"
A questão das cotas primeiramente não é uma questão de bom senso, mas de caráter eleitoreiro. Pois, a maioria da população no Brasil é formada por mestiços (pardos e negros). Por isso, qualquer governo irá apoiar as cotas, mesmo sendo da esquerda ou da direita. O único partido que não apoiaria, de fato, seria a extrema direita, que existe na Europa, mas não no Brasil.
Outra questão fica pelo próprio conceito de "raça", nós não somos cachorros que temos raças, mas sim, somos a raça ser humano, em qual se divide em suas etnias distintas, e que por determinismos genéticos apresentam traços físicos distintos, como a cor, por exemplo. A ciência já provou que não existem raças, mas apenas etnias.
Como falar em negro ou branco no Brasil? Numa pesquisa genética realizada, em nosso país, averiguou-se não haver uma etnia pura no Brasil. Mas sim, que a maioria dos brasileiros carrega traços africanos, europeus ou indígenas no seu código genético. Ou seja, o próprio conceito de brasileiro é isso, uma miscigenação entre estes povos. O brasileiro é a prova mais pura que diferentes culturas podem viver em harmonia, sem conflitos.
Como falar em negro ou branco no Brasil? Numa pesquisa genética realizada, em nosso país, averiguou-se não haver uma etnia pura no Brasil. Mas sim, que a maioria dos brasileiros carrega traços africanos, europeus ou indígenas no seu código genético. Ou seja, o próprio conceito de brasileiro é isso, uma miscigenação entre estes povos. O brasileiro é a prova mais pura que diferentes culturas podem viver em harmonia, sem conflitos.
Porém o "governo" (algumas cabeças racitas) quer produzir um conflito entre "raças", pois saiu a notícia que o governo que criar cotas "raciais" para concursos públicos, mas só para os negros! E o índio? Por que a discriminação com o índio, o verdadeiro dono dessa Terra!!! Se eu não me engano foi apenas no ano passado que a primeira índia conclui seu doutorado. Em 500 anos de exploração, somente agora um índio virou doutor?!
A questão história mostra que negros e índios foram escravizados, e também os italianos em São Paulo trabalharam como escravos nas fazendas de café. Veja bem, o tráfico negreiro já existia mesmo antes dos europeus chegarem a África, era comum neste período histórico que tribos mais fortes e bem equipadas militarmente dominassem as outras, para utiliza-los como mão-de-obra escrava. Quando o europeu chegou à África ele negociou com os reis das tribos para ter estes "escravos", ou seja, não foi o europeu que criou a escravidão, mas os próprios africanos - não legitimo, mas apenas aponto este fato negligenciado-.
E a questão histórica dos índios? Foi muito pior, porque imagine você bem belo em sua casa, com sua família e com a dispensa cheia de comida, sem nenhum problema com doenças. E de repente chega uns caras sujos, cheio de doenças, depravados por sexo e cegos pela ganância da riqueza em sua casa. Isso mesmo, estes foram os europeus, que invadiram o Brasil, a casa dos índios, e ainda tomaram para si, o índio não teve como lutar, pois sua casa foi tomada por vândalos (o europeu).
E o branco pobre onde fica? No Sul do país a pobreza não tem cor, existem muitos brancos pobres, pequenos agricultores, moradores de rua e vilas. Mais de 80% da população do Sul é branca, mas estes não são todos ricos, muitos são pobres, porque aqui não pinga recursos como lá. Isso é fato.
Qual é o objetivo do governo reduzir as desigualdades econômicas ou aumentar o "racismo" no Brasil? As universidades sabiamente há tempos dão bolsas de auxílios (alimentação, transporte, moradia) aos alunos mais pobres economicamente. Assim, recebe quem precisa de fato, pois claro que existem filhos de negros ricos e de brancos ricos. Mas existe uma imensidão de brancos pobres que não terão nenhum auxílio por não terem o fenótipo de negro.
Em suma, é uma injustiça feita sobre os olhos vermelhos da vingança cega que comete outras mais injustiças no campo social.
domingo, 14 de outubro de 2012
Porto Alegre: Copa do Mundo Fifa
Porto Alegre: Copa do Mundo Fifa (World Cup Brazil)
Do clima subtropical aos hábitos culturais, Porto Alegre é bastante diferente das outras capitais brasileiras. Fundada em 1742 por casais açorianos, a capital do Rio Grande do Sul recebeu milhares de imigrantes não só de Portugal, mas também de outros países europeus, principalmente Itália, Alemanha e Polônia.
Do clima subtropical aos hábitos culturais, Porto Alegre é bastante diferente das outras capitais brasileiras. Fundada em 1742 por casais açorianos, a capital do Rio Grande do Sul recebeu milhares de imigrantes não só de Portugal, mas também de outros países europeus, principalmente Itália, Alemanha e Polônia.
Além
disso, como o estado está localizado bem ao sul do Brasil, os gaúchos
têm diversas características culturais em comum com os vizinhos da
Argentina e do Uruguai, da música folclórica ao hábito de beber o
chimarrão.
Porto Alegre fica na
margem leste do Rio Guaíba, exatamente no ponto de convergência de
outros cinco rios, os quais formam a enorme Lagoa dos Patos. Os 497
quilômetros quadrados são cobertos por mais de um milhão de árvores,
fazendo da capital gaúcha uma das mais verdes cidades brasileiras,
apesar de ser o núcleo da quarta região metropolitana mais populosa do
país, com aproximadamente quatro milhões de habitantes. Mais de 1,4
milhão de pessoas moram dentro dos limites do município de Porto
Alegre.
As temperaturas são muito mais amenas
em Porto Alegre do que no restante das capitais brasileiras, com uma
média anual de 19,5º C e invernos rigorosos com recordes históricos de
neve e temperaturas abaixo de zero. Entretanto, as quatro estações são
bem definidas, e durante o verão a temperatura pode passar facilmente
dos 35º C. A capital do Rio Grande do Sul também é famosa por apresentar
um dos maiores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país
inteiro.
Fonte: FIFA