Muitas pessoas desconhecem o que seja GPS de fato, confundem com os aparelhos utilizados pelos taxistas, por exemplo. Mas GPS é um sistema de satélites (Sistema Global de Posicionamento - GPS), no qual o aparelho receptor, que pode ser uma GPS de posicionamento, de navegação ou mesmo um smartphone necessita de no mínimo quatro satélites disponíveis para realizar a triangulação e determinar o posicionamento na Terra do aparelho receptor.
Existe então diversos aparelhos de GPS: navegador GPS (utilizado nos carros), GPS de posicionamento (ex:Garmin), e os smartphones que podem funcionar tanto com GPS ou A-GPS. Para melhor explicar essa diferença achei um texto bem didático no
Androidz.
Os smartphones que funcionam por GPS (satélite) apresentam uma boa determinação da localização exata que você está, com erro entorno de alguns metros - 1 a 16 metros. Porém os celulares que funcionam por A-GPS não funcionam diretamente por satélite, mas através de antenas telefônicas, neste caso A-GPS é um falso GPS, onde o erro é muito alto, superior a 50 metros, ou seja a determinação da sua posição é relativa, e a precisão para fins de posicionamento não existe. Porém, existe um
super-trunfo os smartphones com o sistema de posicionamento GLONASS, que apresenta uma precisão ótima e sem o sinal de induzido de erro dos GPS americano, o NAVSTAR. O GLONASS é utilizado por alguns smartphones da Samsung (GALAXY S III MINI), Nokia (LUMIA 620) e Apple (IPHONE 4)
Texto do Androidz
A-GPS ou GPS assistido é
uma versão melhorada do GPS que foi desenvolvida para localizar
satélites com mais rapidez e confiabilidade. O sistema combina o
tradicional GPS, que calcula a posição por meio de sinais de rádio e
satélites, com informações de localização obtidas por meio das estações e
sinais das operadoras de telefonia celular.
Como funciona?
Existem diferenças entre GPS e A-GPS. O primeiro é mais demorado, uma vez que a conexão entre o GPS e o satélite nem sempre é rápida. Enquanto, no GPS assistido (A-GPS)
a primeira conexão não é feita com satélite, mas com uma antena de
telefonia celular que possui a localização dos outros satélites
armazenada. Assim, informações são transmitidas com uma velocidade
maior.
O A-GPS conta com uma antena para manter o sinal
estável em regiões com prédios altos. Se você estiver em uma área que
não há cobertura de celular, o aparelho funcionará como um GPS normal.
O A-GPS torna a utilização do
GPS mais rápida e evita que você espere pela conexão dos satélites durante muito tempo.
FONTE:
Androidz