Ads 468x60px

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Rolling Stones - Anybody Seen My Baby

Aquecimento Global - O medo da natureza


É chegada a hora do acerto de contas com o nosso planeta, a nossa casa, a nossa morada. A humanidade precisa garantir a sua própria sobrevivência e ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade da Terra para nossos filhos.

Sem dúvida, esta idéia é um dos consensos na população mundial. Mas daí fica a pergunta, onde tudo isso começou? E porque pensamos assim.

Embora haja inúmeras teorias sobre o surgimento deste ecologismo mundial, isso, agora, é o menos importante neste momento. Mas o que importa realmente é debater o porquê.

A grande diferença entre nós humanos e os robôs, além de outras, é a capacidade de sentir medo; medo da morte; medo de sofrer; medo do que não se conhece, ou seja, a natureza. Em relação à natureza isso aparece explícito nas mitologias dos povos antigos. Onde, quando um deus não era satisfeito ele açoitava o povo com os desastres naturais. Mesmo mais recentemente, em 1755, em Portugal questionaram-se os "deuses”.

Um dos motivos que proporcionou o homem a viver em sociedade foi a necessidade de se defender dos animais selvagens, isto é, o medo a natureza produziu uma sociedade do medo.

Este medo da sociedade frente a natureza é esbanjadamente utilizado pelo capitalismo, ou mais precisamente pelo marketing deste sistema econômico. Muitas vezes podemos ver em propagandas de inseticidas, a idéia de uma "bolha", criada após o uso do produto. Como se de um lado tivéssemos o selvagem (mosquito) x civilização (classe média). Uma eterna luta entre o "bem" e o "mal”.

Atualmente, este princípio vem sendo utilizado pelos órgãos mundiais climáticos (IPCC, WWF, OMM) que coloca que devemos "fazer algo" para que a natureza não se volte contra nós. Ou seja, ainda, no século XXI a natureza é vista como um deus que pode nos açoitar com a sua fúria.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Curso - Uso do GPS na agricultura


O curso fornece informações básicas sobre uso do GPS, um equipamento usado para localização espacial e que também pode ajudar na medição precisa de áreas para fins de compra e venda ou pendências judiciais. Este curso é oferecido periodicamente pelo Núcleo de Geoprocessamento da UFV. Leia mais

O nascimento do sensoriamento remoto


Uma das tecnologias mais utilizadas pelos profissionais de Geografia é o Sensoriamento Remoto. O termo sensoriamento remoto significa a obtenção de informações sem o contato direto com o objeto de estudo. Trata-se de uma técnica que se iniciou com a utilização de fotografias da superfície da Terra, tomadas a partir de balões, para a elaboração de mapas ainda no século XIX, pouco tempo depois da invenção da fotografia. Posteriormente evoluiu com o uso de aviões e satélites. Leia mais

Mapa-Múndi Vetorial

Link

Mapa Físico do Mundo


Link

Wallpapers cartográficos



Link

Mapoteca Virtual


Coleção de mapas do mundiais. Link

Zonas de Insolação para Google Earth

Zonas de Insolação para Google Earth em formato KML.

Fusos Horários para Google Earth

Fusos Horários para Google Earth em formato KML.

Construa um Pantógrafo

O pantógrafo é um aparelho utilizado para fazer transferência de imagens, fotos, figuras, mapas, etc., e pode ser regulado de modo a executar também ampliações, reduções e cópias perfeitas nas proporções desejadas com base em uma imagem de referência.

Como funciona um Pantógrafo

Fundamentos de Geometria

Geotecnologias no Ensino


Clique na imagem para ver o vídeo.

Os cartógrafos no tempo do Império

Geografia Militar

Cartografia e Educação Geográfica

O que é o Espaço Geográfico?

Leia mais

GPS - Um Guia Prático

O SISTEMA GPS

A tecnologia atual permite que qualquer pessoa possa se localizar no planeta com uma precisão nunca imaginada por navegantes e aventureiros há até bem pouco tempo. O sofisticado sistema que tornou realidade esse sonho é chamado "G.P.S." - Global Positioning System (Sistema de POSICIONAMENTOGLOBAL) - e foi concebido pelo Departamento de Defesa dos EUA no início da década de l960. Consiste de 24 satélites que orbitam a terra a 20.200km duas vezes por dia e emitem simultaneamente sinais de rádio codificados. Como outros sistemas de rádio-navegação, todos os satélites enviam seus sinais de rádio exatamente ao mesmo tempo, permitindo ao receptor avaliar o lapso entre emissão/recepção. O conceito da rádio-navegação depende inteiramente da transmissão simultânea de rádio-sinais. É um sistema engenhoso que torna o GPS prático e relativamente barato de se usar. Com a recepção de quatro ou mais satélites, um receptor pode determinar uma posição 3D, isto é, Lat/Long/Altitude. Pelo processamento contínuo de sua posição, um receptor pode também determinar velocidade e direção do deslocamento. Leia mais

Geografia Moderna