Ads 468x60px

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Decadência da Meteorologia no Brasil

Falar em meteorologia ou climatologia no Brasil é como dizer que há samba na Islândia, não dá mesmo. Praticamente não existe. Estes dias lendo um livro sobre climatologia observei o que tinha percebido há anos; que as estações não tem finalidades de análises climatológicas, e só apenas de prognóstico. Isto mesmo as estações meteorológicas no Brasil tem a única função de servirem de apoio as cartas sinóticas. Muitos tentam usar o Metar (aeroportos) como base climatológica, mas estes pelo sua própria natureza tem a finalidade apenas de servir de apoio aos pilotos e controladores ( e estão corretos nisso!).

Por isso tentar afirmar algo em climatologia no Brasil é confiar em dados fálicos, apagados, errôneos etc. Nenhum climatologista sério iria aceitar um artigo sobre climatologia vindo Brasil. Por exemplo, quando do Furacão Catarina não foram os meteorologias ou climatologistas brasileiros que "descobriram", e sim o NOAA, orgão do governo dos EUA, localizado a mais de 10 mil quilômetros do evento. E ainda existem muitos aqui no Brasil que não consideram um furacão. Que coisa?!


Mas voltando a falar do Inmet no RS, além da falta de realidade das estações, está ocorrendo o fechamento de muitas estações meteorológicas, atualmente já são 11 quebradas das 40 disponíveis. Num período tão seco seria tão importante haver medições. No Brasil deveria haver uma privatização, já que os dados que deveriam ser públicos pelo Inmet já são comercializados por um orgão público, muito estranho isso!?

Leia mais sobre o sucateamento do Inmet do jornal Zero Hora.

0 comentários:

Postar um comentário