Ads 468x60px

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Climatologia de Porto Alegre

Porto Alegre é marcada por um clima subtropical (Cfa) com predomínio de massa de ar polar do anticiclone do atlântico sul. Também sofre grande influência da massa de ar tropical marítima do atlântico sul, e por raras vezes há o avanço de massas de ar polar do pacífico. Outro fator marcante do clima de Porto Alegre é a incursão do "ar amazônico", que vem via Chaco até o Rio Grande do Sul, trazendo calor e muita umidade.


As chuvas são regulares o ano todo, não havendo uma estação seca definida, porém podem ocorrer estiagens no período do verão e outono. As chuvas são mais frequentes no inverno e na primeira, devido a frequência de frentes frias, que atuam com mais intensidade.


Porto Alegre é umas das capitais mais frias do país, apresenta um clima com estações bem definidas se compararmos com o restante do território, isto é, o verão é quente, o outono e primavera são amenos e o inverno é frio e gelado.

No verão as temperaturas oscilam entre 19ºC a 30ºC, e no inverno a média fica entre 8ºC a 19ºC. No verão é comum a ocorrência das "chuvas de verão", onde há uma grande precipitação após o fim da tarde porém com pouco duração. Já no inverno ocorre a formação de geada, com uma média de 3 a 5 geadas por ano, porém a grande urbanização limita a ocorrência as áreas de subúrbio e áreas verdes da capital.

0 comentários:

Postar um comentário