Ads 468x60px

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Climatologia de Porto Alegre

Porto Alegre é a capital mais meridional do país, localizada nas coordendas geográficas: 30° 01'42"S e 51°13'42"W. O ponto mais extremo sul é de 30°16'09"S, no bairro Lami, na zona rural de Porto Alegre. Ainda sua sede situa-se a uma altitude de 25 metros. Porém sua altitude máxima chega aos 311 metros no Morro Santana.


Por ser a capital mais meridional, e por isso mais próxima da Antártica, está sujeita aos avanços constantes de massas de ar polares. Observe na imagem que Porto Alegre é a primeira e mais afetada capital pela intensa massa de ar fria, estimando-se em 6ºC a temperatura da isoterma.

Por estas características geográficas Porto Alegre é a capital que apresenta a maior amplitude entre o verão e o inverno (cerca de 11ºC de amplitude térmica anual). Por ser a capital mais austral as horas de sol tem uma grande amplitude, no verão, por exemplo, os dias chegam a durar 14 horas e as noites apenas 10 horas. É neste período de verão que as noites chegam somente após as 20h30 (horário verão).

No inverno ocorre o contrário o dia dura apenas 10 horas e as noites se tornam muito longas com cerca de 14 horas de escuridão. Neste período as 17h30 já anoiteceu. Esta menor insolação resulta numa perda de calor que proporciona noites muitos geladas em Porto Alegre.

clique para ampliar


Mapa com as temperaturas mínimas no Rio Grande do Sul

Síntese do Dados Climáticos: Porto Alegre
Clima: Subtropical úmido (Cfa)
Temperatura média: 18,8ºC
Temperatura do mês mais quente: 24,5ºC
Temperatura do mês mais frio: 13,2ºC
Média janeiro: 19º a 30ºC
Média julho: 8º a 18ºC
Média de geadas: de 3 a 5 geadas
Temperaturas absolutas: -4ºC* a 39ºC. (*antiga estação no centro, porém se estima em -6ºC nas áreas mais verdes e de vale).
Precipitação anual: 1343 mm
Umidade anual: 76%

Temperaturas: gráfico com as temperaturas médias de Porto Alegre - normal climatológica - Aeroporto de Porto Alegre.

Estações do ano: percebe-se o quanto as temperaturas variam durante as quatro estações do ano em Porto Alegre. Em relação ao clima do Brasil, pode-se afirmar que há quatro estações definidas, embora o mais correto é classificar como subtropical, numa transição para o temperado.
Verão

Outono

Inverno

Primavera

Precipitação: gráfico com o comportamento médios das chuvas em Porto Alegre. O inverno e a primaveira são os períodos mais chuvosos na capital. O mês de setembro é considerado o mais chuvoso, por isso o menos indicado para se visitar Porto Alegre.
Umidade: gráfico com a umidade média em Porto Alegre, a umidade aumenta nos meses mais frios, devido a entrada de frequentes frentes frias neste período.
Ventos: gráfico que mostra o comportamento do vento em Porto Alegre: a maior parte do ano Porto Alegre apresenta ventos constantes. Porém nos períodos mais quentes do ano quando o vento sopra do quadrante Norte há uma calmaria, provocando uma sensação de abafamento. Já quando da entrada de uma massa de ar polar o vento se torna extremamente forte agravando a sensação térmica de frio, este vento é conhecido como Minuano (quadrante oeste/sudoeste) pelos gaúchos.

Direção média dos ventos
O predomínio dos ventos de leste e sudeste (120º de angulação) se deve ao anti-ciclone de alta pressão nas regiões subtropicais sobre o Atlântico Sul.


Velocidade média dos ventos


Velocidade máxima dos ventos




6 comentários:

  1. Muito bom o seu Blog. Gostaria de ter a informações de temperatura e chuva, por exemplo, por períodos, tais como: a semana ou o mês. Onde podemos obter?

    ResponderExcluir
  2. Somente com o INMET...por e-mail ou telefone.

    ResponderExcluir
  3. Ótima fonte de informação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se os ventos das tabelas são medidos em nós, km/h ou m/s

    ResponderExcluir