Ads 468x60px

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cartografia Temática: Definição, Exemplos, Mapas, Anamorfose

cartografia tematica Cartografia Temática: Definição, Exemplos, Mapas, Anamorfose e mais

               A Cartografia Temática é usada na elaboração de mapas temáticos e cartogramas. São convenções, símbolos e cores usadas para que haja uma melhor compreensão do tema exposto e seu espaço geográfico. 
               Além de indica o fenômeno e onde ele ocorre a cartografia temática também pode através de símbolos indicar a qualidade, a quantidade e a dinâmica desses fenômeno. Para isso geralmente são usadas linhas, áreas, cores e pontos dependendo do assunto tratado. Confira alguns dos principais elementos usados:

cartografia tematica 730x1024 Cartografia Temática: Definição, Exemplos, Mapas, Anamorfose e mais


               Para representar fenômenos que têm localização isolada devem ser usados pontos. Quando a representação é qualitativa, ou seja, apresenta tipos diferentes de uma determinada informação, usamos pontos de cores e formas diferentes. Quando são ordenados, representam valores, usamos pontos de tamanhos diferentes. Confira no mapa abaixo um bom exemplo de representação  pontual

mapa pontual Cartografia Temática: Definição, Exemplos, Mapas, Anamorfose e mais

               Para demonstrar fenômenos que tem uma tragetória usamos as linhas. Quando a representação é qualitativa, as linhas devem ser diferenciadas. Para quantidades diferentes o ideal são espessuras diferentes. Confira o exemplo de representação linear:

mapa brasil com linhas 822x1024 Cartografia Temática: Definição, Exemplos, Mapas, Anamorfose e mais

              Há ainda um outro modo de representar fenômenos na Cartografia temática conhecido como Anamorfose Geográfica. Nele as forma e áreas geográficas são alteradas e apresentadas de acordo com a sua importância no assunto tratado. Confira um exemplo de mapa da população mundial onde foi usada a técnica da anamorfose geográfica:
anamorfose geografica Cartografia Temática: Definição, Exemplos, Mapas, Anamorfose e mais


1 comentários: