Ads 468x60px

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A questão das cotas: as mentiras e as inverdades das cotas "raciais"

A questão das cotas primeiramente não é uma questão de bom senso, mas de caráter eleitoreiro. Pois, a maioria da população no Brasil é formada por mestiços (pardos e negros). Por isso, qualquer governo irá apoiar as cotas, mesmo sendo da esquerda ou da direita. O único partido que não apoiaria, de fato, seria a extrema direita, que existe na Europa, mas não no Brasil.

Outra questão fica pelo próprio conceito de "raça", nós não somos cachorros que temos raças, mas sim, somos a raça ser humano, em qual se divide em suas etnias distintas, e que por determinismos genéticos apresentam traços físicos distintos, como a cor, por exemplo. A ciência já provou que não existem raças, mas apenas etnias.

Como falar em negro ou branco no Brasil? Numa pesquisa genética realizada, em nosso país, averiguou-se não haver uma etnia pura no Brasil. Mas sim, que a maioria dos brasileiros carrega traços africanos, europeus ou indígenas no seu código genético. Ou seja, o próprio conceito de brasileiro é isso, uma miscigenação entre estes povos. O brasileiro é a prova mais pura que diferentes culturas podem viver em harmonia, sem conflitos.
Porém o "governo" (algumas cabeças racitas) quer produzir um conflito entre "raças", pois saiu a notícia que o governo que criar cotas "raciais" para concursos públicos, mas só para os negros! E o índio? Por que a discriminação com o índio, o verdadeiro dono dessa Terra!!! Se eu não me engano foi apenas no ano passado que a primeira índia conclui seu doutorado. Em 500 anos de exploração, somente agora um índio virou doutor?!

A questão história mostra que negros e índios foram escravizados, e também os italianos em São Paulo trabalharam como escravos nas fazendas de café. Veja bem, o tráfico negreiro já existia mesmo antes dos europeus chegarem a África, era comum neste período histórico que tribos mais fortes e bem equipadas militarmente dominassem as outras, para utiliza-los como mão-de-obra escrava. Quando o europeu chegou à África ele negociou com os reis das tribos para ter estes "escravos", ou seja, não foi o europeu que criou a escravidão, mas os próprios africanos - não legitimo, mas apenas aponto este fato negligenciado-.

E a questão histórica dos índios? Foi muito pior, porque imagine você bem belo em sua casa, com sua família e com a dispensa cheia de comida, sem nenhum problema com doenças. E de repente chega uns caras sujos, cheio de doenças, depravados por sexo e cegos pela ganância da riqueza em sua casa. Isso mesmo, estes foram os europeus, que invadiram o Brasil, a casa dos índios, e ainda tomaram para si, o índio não teve como lutar, pois sua casa foi tomada por vândalos (o europeu).

E o branco pobre onde fica? No Sul do país a pobreza não tem cor, existem muitos brancos pobres, pequenos agricultores, moradores de rua e vilas. Mais de 80% da população do Sul é branca, mas estes não são todos ricos, muitos são pobres, porque aqui não pinga recursos como lá. Isso é fato.

Qual é o objetivo do governo reduzir as desigualdades econômicas ou aumentar o "racismo" no Brasil? As universidades sabiamente há tempos dão bolsas de auxílios (alimentação, transporte, moradia) aos alunos mais pobres economicamente. Assim, recebe quem precisa de fato, pois claro que existem filhos de negros ricos e de brancos ricos. Mas existe uma imensidão de brancos pobres que não terão nenhum auxílio por não terem o fenótipo de negro.

Em suma, é uma injustiça feita sobre os olhos vermelhos da vingança cega que comete outras mais injustiças no campo social.

1 comentários:

  1. Bom dia! Eu não entendo muito em realação á política porém eu entendo sobre injustiças, e acho que você tem toda razão. Mas como acabar com essas injustiças? Existe uma nação regida por políticas de utopia. Bem ainda estamos bem longe disso. O que nos movimenta e nos faz acreditar é o desejo e esperança que um dia isso realmente aconteça e os povos de todas as etnias possam viver este estado de abundância social e cultural.
    Um grande sucesso para você e seu blog!

    ResponderExcluir