Ads 468x60px

quarta-feira, 21 de março de 2012

A Cidade de Porto Alegre


Porto Alegre é a capital mais meridional do território nacional, por causa de sua posição geográfica apresenta um certo isolamento cultural do restante do país. Podemos considerá-la como uma metrópole provinciana, pois ela carrega consigo, ainda, muito da cultural sulista (interior do RS e de SC). Em 2014 será uma das cidades a receber a Copa do Mundo de Futebol (FIFA) a ser realizada na Arena e no Beira-Rio.

É uma cidade muito agradável, tanto pelo clima, quanto pelo povo que gosta muito de cultura (arte, teatro, museus, cinema, shows de rock). A população, em geral, apresenta uma alta instrução educacional e são cultuados o valor do trabalho, devido a origem dos imigrantes italianos e alemães, por isso o gaúcho está sempre estudando e trabalhando. Devido ao seu clima mais frio, em boa parte do ano, podemos sair para tomar um xícara de chocolate quente ou um bom vinho da região.

É uma capital voltada para o "Prata", aos seus hermanos, por isso aqui não existe a rivalidade boba contra os argentinos que há no restante no país, que de certa forma fora imposta pelas elites do centro do país. O gaúcho tem uma grande facilidade sobre a lingua espanhola, por essa, muitas vezes, estar intríseca ao seu falar cotidiano, como, por exemplo, a palavra "cerro". O gaúcho não pensa em ser diferente do brasileiro, só pensa em ser aceito pelas diferenças enquanto gaúcho. Pois os gaúchos não se vêem representos na cultural brasileira, somente aparecendo, as vezes, como um estereótipo.

0 comentários:

Postar um comentário