Ads 468x60px

quarta-feira, 21 de março de 2012

Uma viagem climática

Quando se viagem muito o que não se pode esquecer é um bom casaco e sua toalha, como no Guia do Mochileiro das Galáxias - "pois a Galáxia é durona" -, pois no Brasil os climas são extremos. Quando viajamos para a Região Norte basta apenas um bermuda e uma camiseta e um chinelo havaianas, pronto! Foi o que eu fiz, indo de "mala e cuia" para o Tocantins levando apenas roupas leves, porém nas férias voltei para Porto Alegre, bem a toalha eu tinha, faltava o casaco, que praticamente é um acessório de luxo no Tocantins.


Era julho, no Tocantins, isso significa a época mais quente do ano, o chamando "verão" por lá, é quando as temperaturas variam dos 19ºc aos 40ºC com uma umidade de 15%, todos os dias deste período!!! Ao sair do aeroporto a temperatura era de 36ºC, até que não estava tão quente para os padrões de lá, até tinha um leve vento quente, como um fogão aberto na nossa cara. Mas antes partir consegui a muito custo achar um casaco, tipo canguru, numa loja. Então partir com meus 36ºC, meu casaco no braço e de calça de tactel.

Deserto quente do Tocantins

Bem, ao começar passar sobre o Paraná começaram as Correntes de Jatos de Oestes, que praticamente empuram o avião de lado, provocando muita turbulência, pois é a partir destes ventos que se dividem o mundo quente do frio, a massa de ar quente e a massa de ar fria. Então que o avião faz uma escala em Curitiba, a temperatura é de 14º, no final da tarde com alguma chuva e nuvens, mais nuvens do que chuva vale ressaltar.

Cidade nublada de Curitiba

Já é uma boa mudança na temperatura sair dos 35ºC para os 14ºC, mas ainda eu estava por ver mais no caminho para o Rio Grande do Sul. Na altura de Santa Catarina a temperatura dentro do avião se torna mais fria, eu pensei que esse seria um prenúncio de uma massa ar polar estacionada entre SC e o RS, ou que o comandante esqueceu de ligar o ar quente....hehehe

Chegando no território gaúcho o comandante avisa as condições do tempo em Porto Alegre, que estava 5ºC, eu pensei como este casaco vai aguentar este frio? Desembarcando em Porto Alegre a sensação era de terem aberto o freezer da geladeira e ainda colocarm um ventilador pra soprar o frio na nossa cara. A temperatura já tinha baixado ainda mais até o pouso da aeronave, já fazia em Porto Alegre uma temperatura de 4ºC, já era noite.
Porto Alegre congelada

Fazia muito frio em Porto Alegre com uma temperatura de 4ºC e com um ventinho gelado, a sensação era certamente negativa. Mas a minha sorte é que fui recepcionado com uma "casacão bem grosso", pois não estava mais acostumando com estas temperaturas baixas. Bem no outro dia tinha geada em Porto Alegre, bem constrastante com as condições climáticas do Tocantins.

Nem preciso dizer que a reposta do meu corpo a estas mudanças foi ficar gripado e de cama durante uma semana toda.

0 comentários:

Postar um comentário