Ads 468x60px

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Porto Alegre é a capital com maior crescimento de turistas estrangeiros

Embratur aponta que 38,9% dos visitantes vêm ao Estado para eventos e negócios



Porto Alegre ficou no topo da lista das capitais brasileiras que mais viram crescer a entrada de turistas estrangeiros, de janeiro a outubro deste ano. O dado está em levantamento realizado pela Embratur com base na entrada de visitantes internacionais pelos aeroportos, no período. Na capital gaúcha, o crescimento foi de 31,77%, à frente do Rio de Janeiro (Galeão), com 19,34%, de Brasília, com aumento de 11,47% e até de São Paulo (Guarulhos), com 2,01%.

Na avaliação da Embratur, este movimento está relacionado com a crise na Europa, que afastou os turistas estrangeiros do litoral do Nordeste brasileiro em 2012. O turismo internacional na região está ancorado especialmente em Portugal, Espanha e Itália. A queda no fluxo chegou a 21% em Salvador e a 20% em Recife.

Para o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, a dimensão dos números levantados pela Embratur supera muito a expectativa de crescimento no fluxo de estrangeiros na cidade. O turismo de eventos e negócios é o que mais atrai visitantes do exterior ao Estado: 38,9%.

Moraes destaca a importância da qualificação de equipamentos considerados básicos para um destino turístico, e cita como exemplo o Aeroporto Salgado Filho, terceiro terminal do país em ligações aéreas internacionais, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. “Os voos diretos para a Europa, América Central e países sul-americanos nos deram mais competitividade, e, para consolidar Porto Alegre como cidade turística, é fundamental a ampliação da pista do aeroporto para que possa receber aviões de maior porte”

Fonte: Correio do Povo 

0 comentários:

Postar um comentário