Ads 468x60px

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Estações do ano em Porto Alegre

Verão
O verão em Porto Alegre tem uma tempetura média de 24ºC, variando entre 19ºC de mínina e 30ºC de máxima. As chuvas nesta época do ano são bem concetradas principalmente no final da tarde. Embora seja um clima subtropical a maior parte do verão apresenta um céu ensolarado sendo mais parecido com o clima mediterrâneo. Devido ao excesso de insolação as temperaturas podem alcançar os extremos de 35ºC. Outro fato marcante é a umidade do ar que dependendo da anomalia climática (La Niña ou El Niño) pode tornar o clima bastante desagradável. Pois em períodos de El Niño o calor e a umidade elevada tornam a sensação térmica muito elevada, podendo ser ainda agravado pela entrada de umidade da Amazônia.

Porém em alguns momentos do verão podem ser observados a entrada de massas de ar polar, o que faz com que se registre temperaturas de 13ºC em pleno verão. Não são raros dias de "quase verão" com temperaturas entre 15º a 25ºC e com uma brisa bastante agradável.


Outono
A temperatura já é mais agradável no outono. As temperaturas ficam entre 12ºC e 23ºC. O que produz o famoso clima de "cebola", onde as pessoas saem de casa com casacos pela manhã e a tarde já estão de mangas curtas. Porém a tarde a tempetura despenca literalmente. É a estação mais seca do ano (70mm de precipitação) que pode ser observado na perda de calor ao anoitecere, e no qual já são observados as primeiras temperaturas abaixo de um dígito, entre 8º a 9ºC Neste período as tempeturas variam muito, podendo se registrar grandes amplitudes térmicas (mais de 16ºC!). Não são raros dias que variam entre 11º a 28ºC.


Inverno
Umas das estações mais charmosas da capital, é quando o povo coloca os casacos mais elegantes. O inverno pode-se prolongar até meados da primavera, ou seja, de junho até outubro com bastante frio. A temperatura média é de 13ºC e onde se observa um média de 7º de mínima e 18ºC de máxima em média. Por vezes podemos ter o famoso "veranico", que é quando as temperaturas ficam acima de 25ºC em pleno inverno. Mas no geral as temperaturas são baixas, podendo-se registrar temperaturas negativas, entre -1ºC a -2ºC com formação de geada. O vento é extremamente gelado, conhecido como Minuano que vem dos Andes cobertos de neve neste período (observe as árvores entortadas). Um dia considerado muito frio em Porto Alegre é quando a temperatura fica entre 0ºC a 10ºC. Sendo em alguns casos extremos registrados -2ºC de mínima e máxima de 8ºC.


Primavera
É a estação das flores, período mais chuvoso (140mm de precipitação no mês). As temperaturas começam a se elevar gradualmente, porém ainda com dias frios. Este período frio vai até o final de novembro, quase entrando em dezembro. As temperaturas ficam entre 12º a 20ºC com predomínio de um vento constante mais fresco. A medida que se aproxima o verão os dias ficam mais longos e mais agradáveis. Em relação as chuvas são comuns as chuvas torrencias resultado das frentes frias constantes neste período. Depois de meses com frio os porto-alegrenses já começam a ir aos parques para lagatear, com as temperaturas à tarde entorno de 23ºC e com muito sol o povo já utiliza roupas leves.


0 comentários:

Postar um comentário