Ads 468x60px

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Proposta de Classificação Climática do Brasil


Classificação Climática

Equatorial: predomínio de baixas pressões com doldrums, temperatura na faixa térmica dos 25ºC e umidade elevada (<80% em média). Divide-se em Equatorial (típico): chuvas inferiores a 2.500 mm anuais, podendo haver secas ocasionais; e Equatorial (úmido): com chuvas superiores a 2.500 mm, sem secas eventuais. Ex: Manaus, Belém e Salvador.

Tropical: com duas estações definidas, uma seca e outra chuvosa, e temperatura sempre superior a 18ºC de média mensal (sem uma estação fria definida). Grande amplitude de umidade anual. Ex: Cuiabá, Palmas e Rio de Janeiro.

Tropical de altitude: mesmas características do Tropical, porém devido a altitude mais elevada apresenta médias do mês mais frio inferior a 18ºC (apresenta uma estação fria). Temperaturas são inferios as regiões vizinhas, entre 13ºc de mínina do inverno e máximas do verão de 30ºc, mas o comportamento atmosférico é de clima tropical, por isso não é considerado do tipo Subtropical. Ex: São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

Semi-Árido: média térmica de 27ºC, chuvas anuais inferiores a 600 mm, com baixa umidade do ar. Temperaturas com máximas muito elevadas (>36ºC). Apresenta grande amplitude térmica diária. Ex: Juazeiro.

Tropical de montanha (montanhoso): embora seja do tipo Tropical, as altas altitudes modificam o mesoclima, a circulação do ar e dos ventos é maior. As temperaturas estão relacionadas com a altitude. Normalmente aparecem em altitude superiores a 1.600 metros no Sudeste, e 2.200 no Norte. A amplitude diária é alta com noites frias, podendo ocorrer geadas devido ao resfriamento noturno. Ex: Campos do Jordão.

Subtropical: clima influenciado pela massa de ar polar no inverno. A temperatura do mês mais frio fica entre 15ºC a 18ºC, devido a massa de ar frio pode ocorrer geadas ocasionais. Amplitude anual entre 8ºC a 10ºC. As chuvas são moderadas o ano todo. Ex: Florianópolis e Campo Grande.

Temperado quente: clima com predominância da massa de ar frio, num período superior a 4 meses, há a formação de geadas no inverno. A temperatura do mês mais frio fica entre 10ºC a 15ºC. As chuvas ocorem de forma regular durante o ano todo. Pode haver quedas de neves esporádicas. Começa a apresentar quatro estações ainda não tão bem definidas. Ex: Porto Alegre, Curitiba e Chapecó.

Temperado "de altitude" ("ameno"/"planalto"/"oceânico"): mesmas caracacterísticas do temperado, porém as temperaturas são mais baixas. A temperatura do mês mais frio é inferior a 10ºC, com geadas atigindo 30 dias ou mais no ano, com queda de neve pelo menos uma vez no inverno. As temperaturas quase nunca chegam na casa dos 30 ºC, as mínimas do inverno sempre atingem temperaturas negativas. Ex: Cambará, São Joaquim e São José do Ausentes.

0 comentários:

Postar um comentário